Desvendando a Economia Solidária

15/02/2016 17:00

 

Introdução:

A COOPACESSO (Cooperativa de Trabalho Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidária), que trabalha com produção, edição e comercialização de livros, além de prestar assessoria técnica na área da Economia Solidária, tem a honra de oferecer aos seus clientes a possibilidade de receber palestras temáticas diversas.

 

Aqui estamos divulgando a palestra: Desvendando a Economia Solidária

 

justificativa:

A Economia Solidária é uma nova economia que desperta uma nova mentalidade nas relações de trabalho e na maneira de se relacionar com as pessoas e com o mundo.

 

Enquanto a economia formal, que se organiza no atual modelo capitalista, predominante, limita as relações humanas, incentiva a competição e provoca o sentimento de vencedores e vencidos.

 

A Economia Solidária rompe com a lógica desse modelo e propõe outra maneira de viver as relações com base na cooperação, solidariedade, autogestão e respeito ao meio ambiente.

 

Diante disso, consideramos necessária a compreensão de que todas as pessoas, trabalhadores e trabalhadoras, de todos os segmentos, precisam ter acesso à possibilidade real de poder optar por um novo modelo econômico, outra maneira de trabalhar, produzir, comercializar, enfim: outra visão de mundo possível.

 

Objetivo Geral:

Ministrar Palestras com enfoque no mundo do trabalho mostrando a possibilidade real de produzir e comercializar de maneira cooperativa, autogestionária e solidária.

 

Objetivo Específico:

Ministrar palestras reflexivas para Escolas, Universidades, Grupos de Economia Solidária, Cooperativas, Estudantes, Igrejas e a quem mais se interessar.

 

Metodologia:

A palestra será ministrada na forma de exposição dialogada, com apresentação de slides em data show. O tempo estimado para cada palestra é de 1h30m.

 

Avaliação do trabalho:

Ao final do trabalho, será aplicada uma avaliação de satisfação utilizando-se do método das “carinhas” por nível de satisfação de ótimo – Bom – Ruim.

 

Palestrante:

Leonardo José Dutra Campos, brasileiro, casado, residente em Santo André, graduado em Tecnologia em Gestão Pública, Pós graduado em Gestão de Políticas Públicas. Possui experiência em Trabalhos Comunitários, Administração Pública, Assessoria Parlamentar, Elaboração de Projetos Culturais e Sociais. Na pós-graduação pesquisou o tema da Economia Solidária em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, estudando a problemática “Economia Solidária como política pública de desenvolvimento: a partir da experiência dos governos compreendidos entre os anos de 1997 e 2013 na gestão municipal em Santo André – SP”. Atualmente é Diretor Presidente da Coopacesso e Coordenador Regional do ABC da Unisol-SP.

 

Contatos:

Site: www.coopacesso.org

E-mail: coopacesso@coopacesso.org

Fones: (11) 9.9732-4278

           (11) 9.8959-05050 (whatsapp)

 

 

Bibliografia Básica:

- ALMEIDA NETO Jerônimo de e CAMPOS Leonardo José Dutra (ORG). Desvendando a Economia Solidária.  1. ed. Santo André: Coopacesso, 2015.

- SINGER, Paul. Introdução à economia solidária.  5. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013.