Para se inscrever, leia o edital completo e preencha o formulário abaixo
Edital do Projeto Prosas Urbanas
Edição – 2022
1- Apresentação:
A Prosa pode ser entendida como um tipo de texto natural, sem ocorrência de rimas, ritmos, estrutura métrica, número de sílabas ou aliterações. Trata-se do estilo mais usado na linguagem do dia a dia e serve para expressar pensamentos de caráter racional. Podemos entender que a prosa é um texto corrido e em parágrafos.
Desse modo, nosso projeto procura mostrar diferentes histórias, com relatos e fatos do cotidiano do meio urbano, gerando oportunidades para escritores e escritoras que desejam participar de encontros literários organizados pela COOPACESSO, com o objetivo contar histórias, reais ou fictícias.
Este projeto consiste na elaboração e publicação de um livro com uma coletânea de textos em prosa, de diversos autores e autoras, com tema e estilo livre, ambientadas no meio urbano.
2- Objetivo Geral:
Reunir, valorizar, potencializar e divulgar os autores, autoras e suas obras, em um trabalho coletivo, pautado pelos princípios da solidariedade e da cooperação.
3- Das inscrições
3.1- Podem inscrever-se autores e autoras de qualquer parte do país, desde que preencham o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (abaixo), com todas as informações que ele exige, até as 15h00 do dia 28/05/2022 (vinte e oito de maio de dois mil e vinte e dois).
Obs: somente serão considerados inscritos os autores e autoras que efetivarem o pagamento da contribuição de que trata o artigo 4.1 até a data limite para as inscrições (28/05/2022) e enviarem o comprovante até as 22h do dia 28/05/2022.
O pagamento pode ser feito via Pix, usando a chave 23172432000185
Se optar por transferência bancária, os dados são: Banco 756 (Sicoob) - agência 4409 - conta corrente 2193-8
4- Da participação
4.1 - Para participar do livro “Prosas urbanas”, cada autor ou autora deve comprometer-se a vender ou pagar por 5 (cinco) convites para o lançamento do livro, no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) cada, ou seja, cada participante terá que contribuir com R$ 175,00 para ter direito a 5 exemplares da obra impressa.
4.2 – Cada autor ou autora poderá utilizar até 5 páginas do livro (em formato 14 X 21cm), com texto escrito em fonte Calibri, tamanho 11,5.
Obs: se escrever o texto em word, utilizando o tamanho A4, é preciso considerar que, na diagramação do livro, o número de páginas aumentará, quando convertida para o formato 14 X 21cm.
4.3 - No dia do lançamento, cada convidado trocará o convite por um exemplar do livro;
4.4 - Todos os inscritos e inscritas estão convidados a participar das atividades que compõem o projeto, realizadas na sede da COOPACESSO, ou virtualmente, por meio de aplicativos, a saber:
Atividade |
Data |
Inscrição e pagamento |
até 28 /05/2022 |
Oficina de texto em prosa |
04/06/2022 |
Entrega do texto |
até 28 /06/2022 |
Lançamento do livro |
19/08/2022 |
4.5- Cada autor ou autora deverá encaminhar o seu texto com, no máximo 5 (cinco) páginas tamanho A5, digitadas em Word, com fonte Calibri 11,5, e margens de 2cm, para o endereço coopacesso@coopacesso.org, aos cuidados de Jerônimo de Almeida Neto (coordenador do projeto) até as 17h00 da data limite (15/05/2021);
4.6 – A partir do envio do formulário de inscrição e do texto via e-mail, fica automaticamente autorizada a seção dos direitos autorais da obra em questão, a ser publicada em livro, conforme especificações expressas neste edital e cessão dos direitos autorais para publicação e eventos de divulgação da obra.
5- Observações:
5.1 - O livro será publicado pela COOPACESSO em conformidade com os padrões praticados pela editora;
5.2 - Ao enviar, eletronicamente o formulário de inscrição, considera-se aceito pelo autor(a) o regulamento exposto neste edital.
6- Da organização:
O projeto será organizado pela Cooperativa de Trabalho Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidária – COOPACESSO.
A COOPACESSO é uma entidade que empreende projetos no âmbito da Economia Solidária, trabalhando com publicação, edição e impressão de livros. Também trabalha com a realização de atividades como: feira de livros, eventos culturais, saraus, seminários, palestras e debates, além de atividades de formação como cursos profissionalizantes.