Crônicas Urbanas

 

1-  Apresentação:

 

   

Capa da edição 2018                                 Capa da edição 2019

 

Conforme descrito no site www.significados.com.br/cronica/, crônica é entendida como “uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica”. Esta é uma palavra derivada do grego "chronos" que significa "tempo".

 

Este significado nos convida à uma “doce viagem” ao tempo de diferentes histórias de vidas, com relatos e fatos do cotidiano do meio urbano, a fim de contribuir como fonte de pesquisa, oportunidades para novos ou não, escritores e escritoras ampliarem seus horizontes literários que a COOPACESSO tem a honra de poder proporcionar aos interessados e interessadas a eternização destas histórias, fatos e momentos vividos.

 

Assim, este projeto consiste na elaboração e publicação de um livro com uma coletânea de crônicas, de diversos autores e autoras, com tema livre, ambientadas no meio urbano.

 

2- Objetivo Geral:

Reunir, valorizar, potencializar e divulgar os Cronistas e suas crônicas num trabalho pautado pelos princípios da solidariedade e da cooperação.

 

3- Das inscrições:

3.1- Podem inscrever-se cronistas de qualquer parte do país, desde que assinem a ficha de inscrição e o contrato de cessão dos direitos autorais para publicação da crônica, concordando com as regras, prazos e critérios estabelecidos por este presente regulamento e em casos omissos pela coordenação do projeto.

 

4- Da participação:

4.1- Para participar do livro “Crônicas urbanas”, cada autor ou autora deve comprometer-se a vender ou pagar por 5 (cinco) convites para o lançamento do livro, no valor de R$ 25,00 cada.

 

4.2 - No dia do lançamento, cada convidado trocará o convite por um exemplar do livro;

4.3 - Todos os inscritos e inscritas estão convidados a participar das atividades, previamente estabelecidas, que compõem o projeto, realizadas na sede da COOPACESSO.

 

4.4- Cada autor ou autora deverá encaminhar uma crônica com, no máximo 4 (quatro) páginas tamanho 14cmx21cm, digitadas em Word, com fonte Calibri 12, e margens de 2cm, espaçamento 1,5, para o endereço coopacesso@coopacesso.org, aos cuidados de Jerônimo de Almeida Neto (coordenador do projeto), em data estabelecida pela coordenação.

 

5- Observações:

5.1 - A crônica deverá ser enviada via e-mail, conforme descrito no item 4.4;

5.2 – O contrato de cessão dos direitos autorais será assinado depois da crônica redigida, pois a mesma deve ser nominada no documento;

5.3 - O livro será publicado pela COOPACESSO em conformidade com os padrões praticados pela editora.

 

6- Autores e Autoras de localidades fora da Grande São Paulo

6.1 - Em se tratando de autores e autoras de localidades distantes (fora da Região da Grande São Paulo), a assinatura de ficha de inscrição, bem como do contrato de cessão de direitos(*) deverão ser enviadas impressas, devidamente assinadas, via correio, para o endereço:

COOPACESSO

Av. Queirós Filho, 2690, Vila Guaraciaba, Santo André - SP

CEP: 09121-587

A/c Jerônimo de Almeida Neto

 

(*) O contrato de seção de direitos será enviado, por e-mail, após o recibimento da ficha de inscrição e da crônica.

 

6.2- Para estes escritores e escritoras, não se faz necessário o recebimento de convites. Neste caso, a pessoa inscrita deverá efetuar o pagamento referente ao valor estabelecido por cinco convites, mais despesas de postagem, e ela receberá, via correio, os cinco exemplares do livro a ser postado até o primeiro dia útil após a data de lançamento do mesmo.

 

7- Da organização:

O projeto será organizado pela Cooperativa de Trabalho Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidária – COOPACESSO.

 

A COOPACESSO é uma entidade que empreende projetos no âmbito da Economia Solidária, trabalhando com produção, edição, impressão, distribuição e comercialização de livros. Também trabalha com a realização de atividades como: feira de livros, eventos culturais, saraus, seminários, palestras e debates, além de atividades de formação: cursos profissionalizantes, e programa de orientação para empreendedorismo e presta assessoria e consultoria para empreendimentos populares.

 

>> Inscrição para edição 2019