Poemas da Cidade

 

1- Conceito:

Poemas da Cidade é um projeto que visa reunir um grupo de poetas e poetisas, dos mais diversos estilos, sem distinção de raça, credo, opção política, gênero, formação intelectual etc, com ou sem experiência literária, que queiram anualmente, publicar em livro, uma coletânea de poemas com temas voltados para o espaço urbano.

 

Este projeto visa mexer com o imaginário das pessoas, criar novas fontes literárias, através da criação poética, considerando o cotidiano e as paisagens urbanas, num diálogo aberto de cada realidade onde ela possa deixar fluir no poetar e no olhar de seu criador-criatura.

 

Trazer em cada verso, em cada rima, em cada estrofe, em cada pensamento a possibilidade de reinventar a vida nas mil e umas faces oferecidas pelo frio do concreto de cada esquina, de cada arquitetura construída, recriar novas possibilidades, facilitar novos encontros, trocar gestos e afetos, esbanjar a arte...

 

Por entre o corre-corre do dia a dia, por entre as rotinas estabelecidas pelo sistema, sempre há espaço para um diálogo afetivo, sentimental, democrático nas entranhas de cada centímetro que os “amontoados” urbanos estabelecem.

 

As quatro primeiras edições do presente projeto trataram de temas voltados para homenagens à cidade de Santo André, cujo elo motivador ficou centrado no hino da cidade.

 

A partir do ano de 2018 a organização decidiu ampliar o leque e não limitar seu foco na cidade de Santo André, mas permitir que o falar poético de quem participe do projeto vá além de um espaço geográfico específico.

 

Assim, o “Poemas da Cidade” abre espaço para qualquer poeta e poetisa, de qualquer lugar onde esteja habitando, poder participar, desde que seu poema esteja dentro do tema escolhido para aquele ano e seu conteúdo esteja ambientado no espaço urbano.

 

A organização está a cargo da COOPACESSO, entidade que trabalha em prol da cultura e de uma educação transformadora e emancipadora, com prioridade para as classes menos favorecidas, elaborando e executando projetos culturais, ambientais e educacionais, de qualificação profissional e de Economia Solidária.

 

2- Objetivo Geral:

Reunir, valorizar, potencializar e divulgar os poetas e suas poesias, de qualquer lugar do território nacional e/ou internacional, num trabalho pautado pelos princípios da solidariedade e da cooperação.

 

3- Objetivos Específicos:

a) Reunir em uma publicação (livro), o resultado literário e poético desenvolvido pelos(as) escritores(as) que aderirem ao projeto em questão;

b) Realizar encontros de aprofundamento capacitação e/ou oficinas-palestras para os participantes do projeto e convidados(as);

c) Realizar um sarau de apresentação dos poemas escritos para o projeto;

d) Realizar, solidariamente, evento de lançamento do livro.

 

4- Promoção: 

COOPACESSO (Cooperativa de Trabalho Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidária)

 

5- Prazo:

Uma publicação anual

 

6- Público Alvo:

Homens e mulheres de qualquer faixa etária.

 

7- Nº de participantes:

Indeterminado.

 

8- Investimento:

Cada poeta precisa se comprometer em vender, antecipadamente (cinco meses antes do lançamento do livro), no mínimo  5 convites, no valor de R$ 20,00 cada, para o evento de lançamento do livro, que serão entregues em data estabelecida pela organização do projeto. A data de lançamento será previamente definida e cada convite vendido dará direito a um exemplar do livro.

 

9- Adesão ao projeto:

a) Cada pessoa interessada deverá preencher uma ficha de adesão ao projeto e um contrato de cessão dos direitos autorais para a obra em questão, concordando com as regras por ele estabelecidos;

b) Recomenda-se que as pessoas ao aderir, na medida do possível, participem das atividades relacionadas ao projeto, que serão divulgadas antecipadamente, de maneira a possibilitar a participação;

c) O poema deverá ser enviado via e-mail, em língua portuguesa, com, no máximo 2 (duas) páginas de tamanho 14cmx21cm (A5), digitadas em Word, com fonte Calibri 12, e margens de 2cm, espaçamento 1,5, para o endereço coopacesso@coopacesso.org, aos cuidados de Leonardo Campos (coordenador do projeto), em data estabelecida pela coordenação.

d) O contrato de cessão dos direitos autorais será assinado depois do poema redigido, pois o mesmo deve ser nominado no documento;

e) O livro será publicado pela COOPACESSO em conformidade com os padrões praticados pela editora.

 

10- Para Poetas e Poetisas de localidades fora da Grande São Paulo

a) Em se tratando de autores e autoras de localidades distantes (fora da Região da Grande São Paulo), a assinatura de ficha de inscrição, bem como do contrato de cessão de direitos(*) deverão ser enviadas impressas, devidamente assinadas, via correio, para o endereço:

COOPACESSO

Avenida Queirós Filho, 2690, Vila Guaraciaba

09121-587 - Santo André - SP

A/C Leonardo José Dutra Campos

 

b) Para estes escritores e escritoras, não se faz necessário o recebimento de convites. Neste caso, a pessoa inscrita deverá efetuar o pagamento referente ao valor estabelecido por cinco convites, mais despesas de postagem, e ela receberá, via correio, os cinco exemplares do livro a ser postado até o primeiro dia útil após a data de lançamento do mesmo.

 

11- Dos impedimentos

a) A Coordenação deste projeto se reserva no direito de vetar as obras que eventualmente possa ter em seu conteúdo (explícito ou não), qualquer menção de cunho preconceituoso, racista, discriminatório etc;

 

b)  Compete à  coordenação a resolução de quaisquer casos omissos não previstos neste presente regulamento e esta é soberana.

 

(*) O contrato de seção de direitos será enviado, por e-mail, após o recebimento da ficha de inscrição e do poema.