Escrevendo e Contando História

 

 

1- Apresentação:

História, expressão cunhada a partir do termo grego “historie” cujo significado é conhecimento através da investigação, trata, tanto do passado da humanidade e do mundo, quanto da produção ficcional da humanidade.

Há alguns anos, que já não são poucos, utilizava-se o nome Estória, para as narrativas ficcionais, separando em duas categorias as coisas que o Homem descobria e relatava, das coisas que “inventava” e contava a seus semelhantes. Hoje, a expressão “estória” está praticamente extinta, de modo que, tudo o que narramos é contemplado pela expressão “História”.

Assim, este projeto consiste na realização de um conjunto de seis oficinas onde apresentaremos técnicas para a criação e contação de histórias, sendo que o resultado dos exercícios de criação será materializado na publicação de um livro com uma coletânea de histórias, compostas pelos participantes.

As oficinas serão ministradas pelo professor de Arte Carlos Sereno que tem experiência em aplicar oficinas e cursos nas áreas de literatura e teatro.

 

2- Objetivos

 

2.1 - Objetivo Geral:

Conhecer e aplicar técnicas que possibilitem a criação de histórias, com vistas à publicação de coletânea de narrativas ficcionais, produzida pelos/as participantes, em um trabalho pautado pelos princípios da solidariedade e da cooperação.

 

2.1 – Objetivos Específicos:

Conhecer métodos para a criação de personagens;

 

Criar uma história situando os fatos no tempo e no espaço.  

 

3- Das inscrições

3.1- Podem inscrever-se quaisquer interessados (as) em aprender a criar histórias, desde que assinem a ficha de inscrição e o contrato de cessão dos direitos autorais para publicação da obra, concordando com as regras estabelecidas e entreguem para a coordenação do projeto, na COOPACESSO, até as 11h00 do dia 05/09/2019.

 

 

 

4- Da participação

 

4.1- Para participar das oficinas e do livro de histórias, cada autor ou autora deve comprometer-se a pagar a importância de R$ 100,00.

 

4.2 – O valor acima citado dá direito à participação nas oficinas e um exemplar do livro publicado ao final do projeto. Caso queiram mais exemplares, deverão pagar pelo valor de capa quando lançado.

 

4.3 – A formatação do texto a ser produzido será estabelecida durante as oficinas de preparação do mesmo.

 

4.4- Não será possível a participação à distância, todas as oficinas serão presenciais e acontecerão na sede da COOPACESSO, na Avenida Queiroz Filho, 2690, Vila Guaraciaba, Santo André – SP, sempre aos sábados às 14h 30min.

 

5.3 – O contrato de cessão dos direitos autorais será assinado depois do texto redigido, pois o mesmo deve ser nominado no documento;

 

 

6- Da organização:

 

6.1 - O projeto será organizado pela Cooperativa de Trabalho Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidária – COOPACESSO e pelo Professor Carlos Sereno.

 

6.2 - O livro será publicado pela COOPACESSO em conformidade com os padrões praticados pela editora.

 

 

Santo André, 05 de agosto de 2019