Compartilhando histórias: Narrativas de muitas vidas

 

1. Apresentação

O projeto “COMPARTILHANDO HISTÓRIAS: - NARRATIVAS DE MUITAS VIDAS” é uma iniciativa de tornar público as muitas histórias de vida de todo o quadro associativo da ACESSO / COOPACESSO, de maneira à valorizar o legado de cada uma dessas pessoas para a história, bem como contribuir com um método participativo e interativo de todos e todas, num processo de construção coletiva de coleta das informações e dados necessários para a elaboração da cada história.

 

O presente projeto trata-se em narrar a história de quinze pessoas, de diferentes graus de instrução, diferentes gerações e diferentes regiões do país que se uniram em prol a um trabalho coletivo e da mesma forma, acreditando que é possível viver em uma sociedade com justiça social, ambientalmente sustentável e economicamente solidária.

 

Para garantir a riqueza de conteúdo histórico que a história dessas pessoas traz, por intermédio da vivência ao longo dos anos, torna-se necessário uma dinâmica e um roteiro que facilite a organização das ideias e dessas narrativas.

 

Para tanto, realizaremos encontros com a participação das quinze pessoas envolvidas diretamente e alguns convidados e convidadas, onde uma pessoa é escolhida por encontro que se prepara para responder a um roteiro prévio e as possíveis perguntas do grupo presente. Cada um desses encontros será gravado em áudio e vídeo, cujas gravações serão utilizadas para a transcrição de cada uma das histórias que irão compor, em livro, o trabalho aqui proposto.

 

2. Justificativa:

Nossos antepassados carregavam uma tradição de contar suas histórias vividas ao longo da vida passando conhecimentos e experiências de pai para filho. Reunir a família para contar e ouvir as histórias eram uma prática muito comum, prática essa que ao longo do tempo foi se perdendo.

 

Numa sociedade cada vez mais individualista, presa e dependente às novas tecnologias, entende-se como importante uma iniciativa como esta, onde o resultado esperado tem como ponto de partida o registro da história individual de algumas pessoas, mas antes de ser escrita, ela é contada, partilhada, compartilhada por um grupo de pessoas, para só depois ser escrita e colocada à disposição da sociedade, tanto para estudos e pesquisas, como para o conhecimento em geral.

 

Portanto, diante da importância em valorizar as histórias dessas pessoas, dando a elas voz e a oportunidade de sair do anonimato, é que entende-se a importância do presente projeto que, entre outras coisas, pretende reunir a riqueza de saberes e vivências de pessoas que se colocam à disposição em estar COMPARTILHANDO suas HISTÓRIAS em uma verdadeira “viagem”, num belo encanto das mais diversas NARRATIVAS DE MUITAS VIDAS.

 

3. Objetivo:

Resgatar, reunir, valorizar e divulgar a história de um grupo de pessoas participantes da ACESSO/COOPACESSO, num trabalho compartilhado, solidário e cooperativo.

 

4- Objetivos Específicos:

a) Reunir em uma publicação (livro), o resultado histórico desenvolvido;

b) Realizar encontros para o compartilhamento das histórias das pessoas envolvidas no projeto;

c) Realizar, solidariamente, evento de lançamento do livro;

d) Disponibilizar exemplares nas principais bibliotecas da cidade.

 

5. Público beneficiado:

Associados e associadas da ACESSO / COOPACESSO.

 

6. Descrição das ações e metodologia:

Ações:

O projeto tem com base as seguintes ações a serem desenvolvidas:

1-      Apresentação do projeto;

2-      Realizar encontros para compartilhamento das histórias;

3-      Transcrever o resultado dos encontros realizados;

4-      Fechamento das histórias com acertos de detalhes que eventualmente possa ser complementado por cada história;

5-      Diagramação e impressão dos livros;

6-      Evento de lançamento do livro.

 

Metodologia:

1- A metodologia de cada encontro estabelece que as apresentações de cada participante sejam por ordem alfabética dos seus respectivos nomes e cada apresentação obedecerá a uma divisão por faixa etária, a saber:

a-      Infância e adolescência;

b-      Juventude;

c-       Idade adulta;

d-      Legado à sociedade.

 

2- A programação de cada encontro obedecerá a seguinte organização:

a-      Abertura;

b-      Apresentação do “entrevistado(a)” do encontro;

c-       Abertura para perguntas e/ou questionamentos e esclarecimentos;

d-      Fechamento.

 

7. Impacto:

O resultado do presente projeto tem como foco principal a publicação de um livro, com os resultados da história de cada membro associado e associada da ACESSO / COOPACESSO, produzidos através dos encontros a serem realizados, conforme cronograma a ser estabelecido com a anuência de todos e todas participantes, em reunião específica a ser realizada para este fim.

 

8. Parcerias e Interfaces:

O projeto será realizado pela Cooperativa Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidária – COOPACESSO e apoiado pela Acesso – Associação Cultural Educacional Sustentável Solidária.

 

A Coopacesso é um empreendimento que trabalha com produção, edição, impressão, distribuição e comercialização de livros. Também trabalha com a realização de atividades como: feira de livros, eventos culturais, saraus, seminários, palestras e debates, além de atividades de formação: cursos profissionalizantes, e programa de orientação para empreendedorismo e presta assessoria e consultoria para empreendimentos populares.