História da Economia Solidária Regional

 

Resumo do projeto:

É perceptível que na Região do Grande ABC houve avanços significativos no tocante ao desenvolvimento da Economia Solidária-Ecosol. Ao longo do tempo, foram criados departamentos responsáveis por esta política em algumas cidades, além do Consórcio Intermunicipal que possui um Grupo de Trabalho intitulado Trabalho, Renda e Economia Solidária, no qual existe um grupo específico sobre a temática de Economia Solidária.

 

A política pública de Ecosol vem sendo construída na Região do Grande ABC desde 1999, com a criação da Incubadora de Cooperativas pela prefeitura de Santo André.  Atualmente, algumas prefeituras possuem leis especificas, criando assim, instrumentos importantes como Incubadoras Públicas de Empreendimentos Econômicos Solidários, Centros Públicos de Economia Solidária, Casa de Economia Solidária e Semana de Economia Solidária. Está em andamento a criação de fundos municipais para o desenvolvimento da Economia Solidária.

 

O desenvolvimento da Ecosol no Grande ABC também é fruto da atuação histórica das entidades de apoio e fomento ligadas aos movimentos populares e sindicais, fóruns municipais e regional de ECOSOL, Fórum Social do ABCDMRR e entidades religiosas e universitárias. Como fruto dessas ações, temos a criação da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – Unisolbrasil, constituição de empreendimentos a partir de empresas recuperadas como: UNIFORJA, UNIWÍDIA e UNIMÁQUINAS entre outras, Rede de Economia Solidária do Montanhão SBC, incubadora da Associação Padre Léo Commissari, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP da Fundação Santo André, Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários de São Bernardo do Campo – SBCSOL, em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, Rede Andreense de Economia Solidária - RAES, além de outras ações e estudos importantes realizados por diversas entidades de ensino.

 

Objetivo geral:

Realizar a sistematização e produção de literatura sobre a Economia Solidária, com o intuito de contribuir com a divulgação, o desenvolvimento e consolidação da Economia Solidária, como forma de combate à pobreza em territórios de regiões metropolitanas.

 

Objetivos específicos:

1- Realizar seminário regional com participação de empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento, gestores públicos com atuação na área de Economia Solidária, docentes, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores interessados pelo tema;

2- Produzir um livro sobre a história e desenvolvimento da Economia Solidária na Região do Grande ABC, a partir da realização do seminário regional.

 

Metas:

1- Realizar um seminário regional sobre Economia Solidária;

2- Produzir 1000 exemplares do livro sobre a História da Economia Solidária na Região do Grande ABC.

 

Metodologia:

Para o desenvolvimento das ações, o projeto propõe trabalhar com uma metodologia participativa e interativa, em que se explicitem os conhecimentos acumulados pelos participantes, tendo em vista a organização e apropriação desses conhecimentos por esse coletivo, além da disponibilização de novas informações e pesquisas.

 

A realização de encontros regional, com o objetivo de criar um espaço onde as pessoas possam ter suas vozes e imagens registradas e sistematizadas, para a produção de um livro que possa contribuir com a divulgação e consolidação da Economia Solidária.

 

Portanto, o presente projeto propõe a produção de um livro com a história da Economia Solidária na Região do Grande ABC, de modo a disponibilizar uma publicação com riqueza de conteúdos sobre esta importante atividade econômica, que possa servir como registro histórico e fonte de pesquisa para auxiliar estudantes, pesquisadoras e pesquisadores sobre o desenvolvimento das políticas públicas em âmbito regional, a compreensão da gestão dos empreendimentos através de seus protagonistas e também, contribuir para a divulgação e o entendimento da sociedade sobre a proposta da Economia Solidária na construção de outra sociedade, entendendo que outro mundo é possível.

 

A princípio a impressão deste livro será prioritariamente para atender as demandas dos empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento e os gestores/as públicos.

 

Foto tirada em encontro para gravação de depoimentos para o projeto do livro da história da Ecosol no Grande ABC 

No Auditório do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em 06/07/2017